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Revista DiSSoL abre chamada para dossiê sobre práticas pedagógicas entre África e Brasil

A Revista DiSSoL (Discurso, Sociedade e Linguagem) está com chamada aberta para o dossiê temático "Práticas Pedagógicas África/Brasil: diálogos e partilhas", que integra sua edição de número 25, prevista para o segundo semestre de 2025. O objetivo do número é fomentar reflexões e relatos de experiências sobre práticas pedagógicas antirracistas, decoloniais e afrocentradas, que construam pontes entre o Brasil e o continente africano. A proposta nasce da parceria entre o Instituto Superior Politécnico Sol Nascente (ISPSN), em Angola, e o Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Sociedade da UNIVÁS, no Brasil, com apoio da Rede REAFRO. A chamada busca contribuições de pesquisadores, educadores e ativistas que atuam nos campos da educação, cultura, linguística e relações étnico-raciais. O prazo para submissão de trabalhos vai até o dia 30 de setembro de 2025. 📌 Serviço O quê: Submissão de artigos para o dossiê Práticas Pedagógicas África/Brasil: diálogos e partilhas Prazo: Até 30 de setembro de 2025 Revista: DiSSoL – Discurso, Sociedade e Linguagem Organizadores: Eliseu Chipaco (ISPSN – Angola) Francisco Evangelista (PPGEduCS/UNIVÁS – Brasil) Odair Marques da Silva (REAFRO/ENAFRO) Parcerias: ISPSN, UNIVÁS e REAFRO Ano: 10 | Número: 25

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Caleidoscópio das Ações Afirmativas: seminário internacional no Sesc São Paulo

O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc recebe, entre 23 e 25 de setembro de 2025, o seminário Caleidoscópio das Ações Afirmativas, que reúne pesquisadoras e pesquisadores do Brasil, África do Sul e Estados Unidos. O evento propõe refletir sobre as conquistas, limites e desafios das políticas de ação afirmativa em contextos de profunda desigualdade. Mais do que ampliar o acesso ao ensino superior, as ações afirmativas têm produzido mudanças estruturais nas universidades brasileiras, trazendo novas epistemologias e temáticas antes sub-representadas. O seminário destaca também o caráter político dessas políticas, que alteram lugares historicamente estabelecidos de saber-poder e tensionam disputas sociais que ultrapassam a educação. O projeto é contemplado pela Chamada nº 40/2022 do Edital Pró-Humanidades/CNPq e conta com curadoria e coordenação de Paulo Neves.