Uganda: uma autoestrada símbolo de modernidade.

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O futuro de Uganda nasce com uma via expressa verde, Por Gerald Tenywa

Matéria publicada em: httpsss://www.newvision.co.ug/news/1533094/uganda-future-born-green-expressway

“A via expressa Kampala-Entebbe é a primeira estrada de Uganda a ser suspensa sobre zonas úmidas e está prometendo se tornar um modelo de como a infraestrutura de concreto pode ser integrada ao ambiente natural.”

“À primeira vista, a via expressa Entebbe mostra que Uganda está entrando na modernidade das superestradas. Esta é a opinião de Robert Kamya, morador de Kampala, que usou a via expressa e também viajou para a Nigéria e a África do Sul.

“É um espetáculo”, disse Kamya à New Vision em uma entrevista. “A via expressa Kampala-Entebbe é tão bonita quanto as rodovias de Abuja, Nigéria e Joanesburgo, África do Sul.”

À distância, você vê o trabalho da tecnologia moderna à medida que a estrada serpenteia pelas áreas periurbanas, situando-se na parte sul da Grande Kampala e no distrito de Wakiso. A estrada foi construída para conectar Kampala ao aeroporto de Entebbe.

Além de sua beleza, a via expressa Kampala-Entebbe também é ecológica. Os ricos ativos ecológicos, como os pântanos, foram deixados intactos porque a rodovia está suspensa sobre faixas de pântanos. Os pântanos desempenham papéis consagrados pelo tempo de limpeza de águas residuais e armazenamento de água.”

“O porta-voz da UNRA, Allan Ssempebwa, disse que a via expressa Kampala-Entebbe, que custou US $ 476 milhões (cerca de 1,8 trilhão), é uma das estradas mais caras do mundo porque precisava poupar os ativos ecológicos ecologicamente frágeis.

Ele ressaltou que a via expressa atravessa cinco pântanos e tem quatro trevos em Busega, Kajjansi, Lweza e Mpala. Também atravessa 14 pântanos sazonais, estendendo-se por 6 km, tem três praças de pedágio, ponte de um pé de altura, passarelas para veículos, passarelas para pedestres e passarelas para corpos d’água.

“É importante observar que salvar o meio ambiente tem um custo alto e, portanto, explica alguns dos direcionadores de custo em projetos rodoviários tão grandes”, disse ele.

Ele também explicou que a construção da via expressa Kampala-Entebbe deve reduzir o tempo de viagem ao redor do distrito comercial central, uma vez que oferece conectividade rápida entre Entebbe e Kampala.

“A sua viabilidade é, portanto, medida nos níveis de tráfego que a estrada tem registado desde a sua inauguração. Reduziu tremendamente o tráfego na antiga estrada existente de Entebbe. É, portanto, uma alternativa viável de ligação”, afirmou.

A via expressa Kampala-Entebbe faz parte do anel viário com projetos futuros, como a via expressa Kibuye, Busega, Mpigi e a conclusão do projeto do Bypass Norte, sendo ativos vitais para o tráfego ou motoristas.”