Dois novos cursos para o Mês da Consciência Negra.

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Novembro é um mês diferenciado no calendário brasileiro. Marcado fortemente pela efeméride do dia 02/11, cuja principal característica é portar-se como um memorial aos antepassados. Honrar os nossos ancestrais. Lembrar daqueles que marcaram nossas vidas e prestar os nossos respeitos. 

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Doutra configuração se encontra o 15/11, que celebra a Proclamação da República brasileira, independente das análises históricas e dos contextos em que esta data se estabelece, o feriado é momento de dedicar-nos a um tempo de estudar a história do Brasil com toda a sua dinâmica e complexidade. 

E, em referência recente, o estabelecimento do 20/11 como uma celebração nacional. Por questões de articulação política de nossas lideranças legislativas, esta data ainda não é um feriado nacional. A legislação marca o “Dia Nacional de Zumbi dos Palmares” e o correlaciona aos movimentos que atuam com a temática da consciência negra. Atualmente, por relacionamento contextual, muitos governos, prefeituras, órgãos da sociedade civil e de iniciativa privada promovem durante o mês de novembro iniciativas como produção de textos, publicidades, seminários e conferências, e com mais profundidade, estudos acadêmicos, publicações de livros, entre outras iniciativas, que interagem aos temas do preconceito racial e do racismo. 

Outro elemento que, aos poucos está a ganhar terreno, vincula as celebrações do 20/11 ao mês de maio, por ter-se na ONU e na União Africana a celebração do Dia Internacional da África. E, atribuindo conexões, gerando eventos nestes dois meses que incentivem os intercâmbios com países africanos.  

Na configuração de colaborar com estas atividades, o Projeto África Atual disponibiliza dois novos cursos: o primeiro está elaborado pelo Prof. Dr. Izalto Jr, especialista em EJA, com doutorado em educação pela Unicamp. Este curso, voltado para professores que atuam em EJA, conecta sugestões de conteúdos e práticas em sala-de-aula para este perfil da Educação de Adultos e as temáticas africanas. O segundo está produzido pela Prof. Msc Sheila Perina, com mestrado na USP e tempos de estudos em Moçambique, a sua temática foca nas atividades para crianças, principalmente da educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental. 

Nossa indicação é que valorizem e divulguem estas iniciativas, destes dois educadores, que investem fortemente nas relações pedagógicas nas abordagens acima elencadas.

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