Notícias Africanas #20

Notícias Africanas
Conexões Brasil e Áfricas
Número 20 - Julho/2024

Empoderamento dos países em África através da Educação

Foto: Prof. Odair Marques

“De acordo com a estratégia da UNICEF para melhorar a educação na África Central e Ocidental, o sector da educação da região deve concentrar-se em quatro áreas prioritárias principais, nomeadamente:

  • Acesso à educação para todas as crianças, incluindo uma expansão dos programas de aprendizagem precoce, formação profissional e produção de dados nacionais;
  • Aprendizagem de qualidade através de melhores competências de ensino, padrões de qualidade, programas de competências para a vida e avaliações da aprendizagem precoce;
  • Educação das raparigas através de programas que apoiem os resultados das raparigas na e através da educação; e
  • Educação em emergências, especialmente para crianças que vivem em zonas de conflito ou desastre, onde a segurança escolar, o apoio psicossocial e a gestão de informações são essenciais”.

Fonte da matéria e mais informações:

 https://news.sap.com/africa/2024/02/transforming-west-africas-education-system-is-key-to-regions-success/

Cinco grandes questões que moldam a educação africana em 2024

Foto: Prof. Odair Marques

Inteligência artificial e o uso de novas tecnologias para transformar a aprendizagem.

O absenteísmo crônico atingiu uma crise completa nos anos escolares pós-COVID.

 A ascensão da aprendizagem recentemente personalizada, de percursos profissionais mais robustos e de currículos culturalmente relevantes são meios promissores de melhorar o envolvimento e a frequência dos alunos.

Temos visto esforços crescentes por parte dos distritos escolares e dos programas de preparação de professores para coordenar de forma mais eficaz e organizações especializadas como a Branch Alliance for Educator Diversity trabalhando cuidadosamente para facilitar essas parcerias.

 Os alunos precisarão de uma educação adequada para um futuro dominado por estas dinâmicas e de uma educação que os dote com a capacidade de continuar a aprender ao longo da vida.

“Haverá mais questões que, com razão, chamarão a nossa atenção no próximo ano; haverá eventos inesperados que consumirão mais atenção. Mas quaisquer que sejam as questões que escolhamos ou sejamos forçados a abordar no próximo ano, o nosso objectivo comum deve ser treinado na prestação de uma educação de excelência a todos os alunos. Podemos discordar sobre como fazê-lo, mas sempre com o espírito de encontrar soluções que beneficiem as nossas crianças, as nossas comunidades e o nosso país”.

Mais informações na Fonte de matéria: 

https://edutimesafrica.com/in-2024-5-big-issues-will-shape-education/

Escola sul-africana pioneira nomeada entre as 10 melhores para os prêmios das melhores escolas do mundo em 2024

Crédito da foto: Christel school: https://sa.christelhouse.org/
  • Christel House South Africa nomeada na lista das 10 melhores escolas do mundo

Prêmio por superar a adversidade. Uma escola sul-africana inspiradora foi nomeada entre as 10 melhores listas de finalistas do mundo.

Prêmios das Melhores Escolas 2024. Os cinco Prêmios das Melhores Escolas do Mundo, fundados pela T4 Education em colaboração com Accenture, American Express e Fundação Lemann, são os maiores prêmios educacionais de maior prestígio e os vencedores deste ano compartilharão um fundo de prêmios de US$ 50.000.

Christel House South Africa, um jardim de infância independente até a escola secundária em Cape Town, África do Sul, que oferece educação gratuita baseada no caráter e focada na carreira para crianças de comunidades com poucos recursos na Cidade do Cabo, foi citada no Lista dos 10 finalistas do Prêmio de Melhor Escola do Mundo por Superar Adversidades.

Os cinco Prémios das Melhores Escolas do Mundo – pela Colaboração Comunitária, Ação Ambiental, Inovação, Superação de Adversidades e Apoio a Vidas Saudáveis ​​– foram estabelecidos no despertar da COVID em 2022 para fornecer uma plataforma às escolas que estão mudando vidas em suas salas de aula e muito além dos seus muros, compartilhando suas melhores práticas para ajudar a melhorar a educação em todos os lugares.

Os vencedores dos cinco prêmios serão escolhidos por uma Academia de Julgadores especializada com base em rigorosos critérios. Além disso, todas as 50 escolas pré-selecionadas nos cinco Prémios também participarão num Votação Pública, que abriu hoje. A escola que receber o maior número de votos do público receberá o Community Choice Award e a adesão à Melhor Escola para Trabalhar da T4 Education, programa para ajudá-los a apoiar o bem-estar dos professores e resolver o problema de recrutamento e crise de retenção.

Mais informações e fonte da matéria: 

https://wcedonline.westerncape.gov.za/files/atoms/files/Press%20release%20-%20World%27s%20Best%20School%20Prizes%202024%20Top%2010%20shortlist%20-%20South%20Africa%20%28002%29.pdf

Surpreenda-se semanalmente com Notícias Africanas em Conexões Brasil e Áfricas. Publicadas em www.africaatual.com.br. Adquira o Atlas Geocultural da África e amplie o leque de suas informações.   

Você deseja subsídios para atividades em sala de aula? 

Faça um dos cursos propostos no https://africaatual.com.br/index.php/cursos-e-palestras/

Este boletim de notícias se insere no contexto do Projeto África Atual. Sua postagem será semanal, às quintas-feiras, no site www.africaatual.com.br. Outros espaços de informação: África Atual TV no Youtube, www.editoraeiros.com.br e mídias digitais coligadas. O propósito do boletim está em facilitar a sua pesquisa por informações inovadoras sobre os países africanos.  

Alertamos que não somos uma agência de notícias. Nosso propósito se adequa ao selecionar uma breve coletânea de informações inovadoras, por vezes não publicadas em mídias brasileiras, apresentando a você os links das fontes de informação, aproximando os leitores brasileiros de fontes africanas, facilitando pesquisas, subsídios às suas atividades e iniciativas escolares.  

Deixe um comentário