Cursos e Palestras
- FlinkSampa 2024 – 12ª Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra
- Feira Cultural Angolana acontece em São Paulo e promove imersão na cultura e potência do país
- 2o. Encontro do Projeto de Extensão Práticas Pedagógicas África/Brasil
- Notícias Africanas #23
- Centro de Estudos e Pesquisas em Justiça Racial, Ambiental e Mudanças Climáticas é criado na Universidade Zumbi dos Palmares
NOVO CURSO!
Projeto Escolar Turismo em África
A temática da África contemporânea é um elemento agregador e inovador nas escolas, nos aspectos que desconstroem paradigmas estigmatizantes. As novas abordagens ampliam significativamente os repertórios culturais dos docentes e dos estudantes. E, estimulam vigorosamente os processos de ensino e aprendizagem. Interage também, de forma intensa, com as metodologias ativas, as dinâmicas de aprendizagens criativas e as aprendizagens baseadas em projetos, entre outras como o construtivismo e o construcionismo.
NOVO CURSO!
Discutindo as práticas na EJA: Racismo e a África Contemporânea
Este curso é uma celebração das belezas da África contemporânea. Abordam-se as relações entre o conteúdo curricular, o Racismo Estrutural e as Leis 10.639/03 e 11.645/08, garantindo uma perspectiva atualizada.Dedicamos especial atenção aos professores e professoras, incentivando a promoção da curiosidade pedagógica e do ensino-aprendizagem, tornando o processo educacional ainda mais inspirador.Contrapondo os estereótipos frequentemente presentes nos materiais didáticos e de apoio na Educação de Jovens e Adultos (EJA), este curso busca oferecer uma visão mais realista e empoderadora da África.
Nosso curso é uma celebração das belezas da África contemporânea. Abordam-se as relações entre o conteúdo curricular, o Racismo Estrutural e as Leis 10.639/03 e 11.645/08, garantindo uma perspectiva atualizada.
"As novidades da África Contemporânea e a Escola"
MÓDULO 1 - África Atual: Uma Introdução
MÓDULO 2 - Percepções iniciais sobre os países e as regiões do continente africano
MÓDULO 3 - Aspectos psicossociais ao contextualizar o continente africano na escola
MÓDULO 4 - Reflexões pedagógicas: aspectos do continente africano na escola
MÓDULO 5 - Ponderações finais